Ocupar o Território Mental é Garantir a Mudança!

Roda de Conversa e Dinâmica Corpo-Mente para a Ação Política
Ocupar o Território Mental é Garantir a Mudança!
Prof. Evandro Vieira Ouriques e Profa. Estelita Oliveira de Amorim Ouriques 
Quando o modelo resiste a mudar, e a indignação aumenta, a garantia da colaboração positiva indispensável entre os que querem de fato a mudança é que cada um, em rede, ocupe de maneira psicopolítica seu próprio Território Mental, eliminando de seu fluxo de estados mentais (pensamentos, afetos e percepções) os conceitos e a respiração do regime de servidão. Assim é possível de fato mudar. E não apenas, em nome da liberdade e da justiça, trocar de opressor no poder, como já vimos tantas vezes na história. O ódio e a externalização do Mal não servem como propulsores da indignação e construtores da colaboração para a mudança necessária, uma vez que ele é o estado mental que alimenta a mentalidade do 1%. Urge a responsabilidade de construir um Território Mental sustentado Solidariedade, pelo Amor, este outro nome da Justiça Social, da Equidade Econômica e da Segurança Ambiental. Ou seja, urge a nova perspectiva epistêmica e política na qual a Cultura se reconhece como um modo da Natureza, aceita o Princípio Feminino, o que permite encontrar os valores comuns que fazem vigorar a harmonia na diversidade.
  
Prof. Evandro Vieira Ouriques é Coordenador do NETCCON-Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência.ECO.UFRJ e do Curso de Extensão JPPS-Jornalismo de Políticas Públicas Sociais (UFRJ e ANDI), supervisor de pesquisas de Pós-doutorado em Estudos Culturais do PACC-Programa Avançado de Cultura Contemporânea.UFRJ, vice-ccordenador do GT Comunicación y Estudios Socioculturales, da ALAIC-Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, e professor-pesquisador do Doutorado em Comunicação em Contextos Interculturais, da Universidad de La Frontera, Chile. Recebeu em 2010 o prêmio de Melhor Acadêmico do Mundo, do Reputation Institute, de NY.
Profa. Estelita Oliveira de Amorim Ouriques é ativista de transformação da relação Corpo-Mente, Yogaterapeuta, professora de Yoga Integral, Massoterapeuta Ayurveda e Dorn. Membro da ANYI-Associação Nacional de Yoga Integral e do Sindicato de Profissionais de Yoga do estado do Rio de Janeiro, é consultora-associada do NETCCON-Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência.ECO.UFRJ.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>